A Regra Áurea

IMG-20160321-WA0010
Agapanto, lírio.

A REGRA ÁUREA

Cristianismo

…”Tudo quanto queres que os outros façam para ti faze-o também para eles…”

Confucionismo

“Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam.”

Budismo

“De cinco maneiras um líder deve tratar seus amigos e dependentes com generosidade, cortezia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto a sua própria palavra.”

Hinduísmo

“Não faças aos outros aquilo que se a ti fosse feito, causar-te-ia dor.”

Islamismo

“Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo.”

Sikhismo

“Julgas aos outros como a ti mesmo julgas. Então participaras do céu.”

Jainismo

“Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.”

Zoroastrismo

“A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos.”

Taoismo

“Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu.”

Judaismo

“Não faças ao teu semelhante, aquilo que para ti mesmo é doloroso”.

~~~~~~~~~~

“O Evangelho à Luz do Cosmo”, de Ramatis, psicografada por Hercílio Maes.
Editora Conhecimento.

~~~~~~~~~~
Quando o Pai nos ensina a abraçar

É quando o Filho do Homem nos apresenta a Regra Áurea.

O Bom Samaritano

Em Lucas:

2 – E eis que se levantou um doutor da lei, e lhe disse, para o tentar: Mestre, que hei de eu fazer para entrar na posse da vida eterna? Disse-lhe então Jesus: Que é o que está escrito na lei? Como lês tu? Ele, respondendo, disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a sua alma, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E Jesus lhe disse: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Mas ele, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

E Jesus, prosseguindo no mesmo discurso, disse: Um homem baixava de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos dos ladrões, que logo o despojaram do que levava; e depois de o terem maltratado com muitas feridas, se retiraram, deixando-o meio morto. Aconteceu pois que passava pelo mesmo caminho um sacerdote; e quando o viu, passou de largo. E assim mesmo um levita, chegando perto daquele lugar, e vendo-o, passou também de largo. Mas um samaritano, que ia a seu caminho, chegou perto dele, e quando o viu, se moveu à compaixão: E chegando-se atou as feridas, lançando nelas azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, o levou a uma estalagem, e teve cuidado dele. E ao outro dia tirou dois denários, e deu-os ao estalajadeiro, e lhe disse: Tem-me cuidado dele; e quanto gastares demais, eu to satisfarei quando voltar.

Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu logo o doutor: aquele que usou com o tal de misericórdia. Então lhe disse Jesus: Pois vai, e faze tu o mesmo. (Lucas, X: 25-37).

Nos diz Kardec:

3 – Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho…

Bem-aventurados, diz ele, os pobres de espírito: os humildes, porque deles é o Reino dos Céus; bem-aventurados os que tem coração puro; bem-aventurados os mansos e pacíficos; bem-aventurados os misericordiosos. Amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros os que desejaríeis que vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quereis ser perdoados; fazei o bem sem ostentação: julgai-vos a vós mesmos antes de julgar os outros. Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar, e de que ele mesmo dá o exemplo. …

Nesse julgamento supremo, quais são os considerandos da sentença? Sobre o que baseia a inquirição? Pergunta o juiz se foram atendidas estas ou aquelas formalidades, observadas mais ou menos estas ou aquelas práticas exteriores? Não, ele só pergunta por uma coisa: a prática da caridade…

Indaga pela ortodoxia da fé? Faz distinção entre o que crê de uma maneira, e o que crê de outra? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que tem amor ao próximo, sobre o ortodoxo a quem falta caridade. Jesus não faz, portanto, da caridade, uma das condições da salvação, mas a condição única.

…”

Exertos:

O Evangelho Segundo o Espiritismo
por Allan Kardec – tradução de José Herculano Pires
Capítulo 15 – Fora da Caridade não há salvação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s